Você sabe o que é Naturismo? Naturismo é um modo de vida, com princípios éticos e comportamentais que envolvem o consumo de alimentos naturais, viver ao ar livre, praticar o nudismo entre outras coisas.
O naturismo moderno surgiu no início do século XX na Alemanha e na França. Na França surgiu através da Clínica Helioterapêutica dos irmãos Duvalier, onde se pregava a nudez ao ar livre com alimentação natural (vegetarianismo) e contato com outras pessoas - também nuas. O naturismo passou a ser mais difundido após a 2ª Guerra Mundial e hoje pouquíssimos países ainda não possuem adeptos do movimento.
Em 1974 a Federação Internacional do Naturismo definiu os princípios naturistas:
"Um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo, que tem por intenção favorecer o auto-respeito, o respeito pelo outros e o cuidado com o ambiente."
A nudez coletiva está no conceito de aceitação do corpo, na descoberta de que o corpo humano é um todo não havendo partes honrosas ou indecorosas. Para os naturistas todos somos iguais, apesar das diferenças.
Éticas no Brasil:
O código de ética naturista, aprovado pela Federação Brasileira de Naturismo, reflete e reforça práticas que garantem o bem-estar comum. Contrastando com a atitude aparentemente liberal, demonstrações mais veementes de afeição ou interesse sexual são coibidas.
- I - Falta Grave: As condutas abaixo relacionadas, com grau de intensidade examinado pelos Conselhos Deliberativos dos Clubes, em primeira instância, e pelo Conselho Maior, em segunda e última instância, são motivos para expulsão de seus agentes dos quadros sociais e das áreas naturistas regidas pelas entidades filiadas à Federação.
- I.1. - Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas.
- I.2. - Praticar violência física como meio de agressão a outrem.
- I.3. - Utilizar meios fraudulentos para obter vantagem para si ou para terceiros.
- I.4. - Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais.
- I.5. - Causar dano à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.
- II - Comportamento inadequado: As condutas abaixo relacionadas, com grau de intensidade e reincidência examinadas pelos Conselhos na forma referida no Item I, constituem motivos para advertência, suspensão e expulsão dos seus agentes dos quadros sociais e das áreas regidas pelas entidades filiadas à Federação.
- II. 1 - Concorrer para a discórdia por intermédio de propostas inconvenientes com conotação sexual.
- II. 2 - Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos mesmos.
- II. 3 - Utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranqüilidade alheia, e ou desrespeitar os horários de silêncio regulamentados.
- II. 4 - Causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas.
- II. 5 - Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória perante outros naturistas ou visitantes.
- II. 6 - Deixar lixo em locais inadequados.
- II. 7 - Provocar danos à flora e à fauna, ou à imagem do Naturismo.
- II. 8 - Satisfazer necessidades fisiológicas em áreas impróprias, ou exceder-se na ingestão de bebidas alcoólicas, causando constrangimento a outros naturistas.
- II. 9 - Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica.
- II. 10 - Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o topless, durante o período menstrual, em determinados locais.
Éticas em Portugal:
- Circular em recintos naturistas usando roupa, salvo se situações climáticas ou higiénicas o aconselhem.
- Agir de maneira desrespeitosa e/ou agressiva com quem quer que seja, em qualquer situação.
- Praticar ou indiciar actos de carácter sexual ou obscenos.
- Fotografar gravar ou filmar qualquer indivíduo ou grupo, sem permissão destes e/ou da entidade responsável pelo local.
- Constranger outros naturistas com gestos, palavras ou atitudes que tenham conotação sexual ou outras que manifestem falta de civismo.
- Utilizar instrumentos sonoros de forma a que possam interferir na tranquilidade alheia.
- Satisfazer necessidades fisiológicas em locais ou condições inapropriadas.
- Apresentar-se em condições influenciadas pelo uso excessivo de bebidas ou de drogas, prejudicando a harmonia social.
- Comer, beber e/ou deixar lixo fora dos locais apropriados.
- Praticar, em geral, qualquer acto que venha a perturbar a boa harmonia social existente, nomeadamente as que recorram a atitudes voyeuristas, exibicionistas ou provocatórias.
Até a próxima!
Postar um comentário