A mania de meninas pequenas se vestirem de princesas pode não ser apenas uma brincadeira de criança. A psicóloga infantil Jannifer L. Hardstein defende que os valores transmitidos por Cinderela, Branca de Neve e cia pode estar deturpando a visão de realidade das meninas.
Batizado de 'síndrome de princesa', o fenômeno é descrito pela especialista em seu novo livro, "Princess Recovery: A How-To Guide to Raising Strong, Empowered Girls Who Can Create Their Own Happily Ever Afters" (algo como "Recuperação da Princesa: um guia de como criar garotas fortes e poderosas, que podem fazer seu próprio final feliz").
Princesas transmitem ideia de que importante é a beleza
Na obra, Hardstein defende que meninas de apenas dois anos estão começando a definir parâmetros irreais a partir dos desenhos da Disney. Segundo ela, as princesas transmitem a ideia de que beleza e boas roupas são o suficiente para se encontrar o amor e ter amigos.
Este tipo de mensagem, de acordo com Hardstein, tem grande impacto na autoconfiança e dificultam que as crianças entendam a importância da educação e de valores como generosidade. "As meninas estão recebendo essa mensagem por toda parte, de que o que importa é a aparência e as coisas que elas têm", argumentou a psicóloga em programa da TV americana.
Hardstein diz ainda que não são apenas televisão e revistas que influenciam negativamente as meninas, mas também alguns brinquedos. "Os pais acham que seus filhos vão entender as mensagens com que são bombardeados todos o tempo mas eles não vão."
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