-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------

Como fazer alguém confessar que está mentindo?

      Não existe nada pior do que ser enganado. O mentiroso dá vários indícios da sua má fé, porém o único jeito de ter certeza que alguém está mentindo é fazê-lo confessar. Isso é algo complicado, mas existem técnicas que podem se utilizadas para fazer alguém admitir que esteja mentindo. Algumas dessas técnicas, que pretendo explicar neste artigo, são um pouco escusas e exigem que você falte com a verdade. Sendo assim, é você quem decide se isso é realmente necessário ou se vale à pena.


Técnica 1: indução
    Consiste em fazer a pessoa falar a verdade aos poucos, sendo que essa pessoa acredita que você já sabe de tudo e que você não a condena pelo que ela fez.

Exemplo: imagine que uma mãe desconfia que seu filho faltou à escola para ir à casa de um determinado amigo. Se essa mãe perguntar de modo direto, o filho irá negar. Pela indução ela falaria assim: “você conversou com o fulano (nome do amigo) hoje não é?”. O filho responderá que sim, afinal não há nada de errado em ver o amigo, e pela entonação da frase a mãe está mais afirmando do que perguntando. Isso pode parecer pouco, porém em alguns casos (se o amigo não estuda na mesmo escola ou horário) pode ser muito. Além disso, se continuar a fazer perguntas utilizando à mesma técnica, você irá conseguir uma confissão completa.



 Técnica 2: salvação ou castigo
    Consiste em fazer a pessoa acreditar que existe um perigo ou punição iminente sobre ela por conta do que ela está escondendo. Ela precisa acreditar também que você é único que pode salva-la, contanto que ela confesse.

Exemplo: Vou dar um exemplo pessoal. Na adolescência trabalhei em uma assistência eletrônica. Certa vez um colega de trabalho foi suspeito pelo furto de um videogame. Fui incumbido pelo chefe a recuperar o tal videogame (jamais aceitaria essa missão hoje em dia). Para arrancar a confissão falei para o suposto ladrão que o videogame era de um sujeito “perigoso” e que o dono da eletrônica havia dito para o dono do videogame que ele, o suspeito, era quem tinha roubado o aparelho, mas se ele me devolvesse o videogame eu limparia a barra dele com o “sujeito perigoso”. É claro que esta artimanha deu certo.

 Técnica 3: O errado é bom
     Consiste em fazer o mentiroso acreditar que o que ele fez de reprovável é na verdade aceitável e até mesmo é motivo de orgulho.

Exemplo: um pai desconfia que seu filho adolescente esteja bebendo escondido, e ele desaprova essa atitude. Porém ao invés de confrontar o filho afrontar o filho diretamente com acusações ele pode se utilizar dessa técnica dizendo algo assim: “na sua idade eu participava de varias festas e bebia muito. Em minha opinião beber é uma coisa de macho!”. Esse discurso faz com que o filho se veja em um ambiente seguro para falar a respeito das bebedeiras.

Técnica 4: Insinuação
     Consiste em fazer uma pergunta de forma que ela não pareça uma acusação.

Exemplo: uma mulher suspeita que seu namorado esteja lhe traindo. Utilizando esta técnica ela falaria algo assim: “você ficou com alguém depois que nós estamos juntos?” é claro que o namorado irá negar, porém ele ficará muito menos “armado” do se fosse feita uma acusação. É provável que ele queira saber quem te contou isso, e demonstrar indícios de que está mentindo ou tentar mudar de assunto o mais rápido possível. Se por outro lado ele continuar falando do tema dando uma posição constante da sua fidelidade é provável que ele esteja falando a verdade. 

Técnica 5: Expondo uma situação semelhante
       Consiste em expor uma situação semelhante a que você desconfia que esteja acontecendo para testar a reação do mentiroso.

Exemplo: um selecionador de uma empresa desconfia que os dados passados por um determinado candidato não sejam verdadeiros. Utilizando essa técnica o selecionador diria algo assim: “acabei de entrevistar um aspirante a esse cargo que colocou em seu currículo alguns dados que não eram verdadeiros”. Nessa situação o candidato pode simplesmente ficar nervoso e tentar justificar a atitude do outro suposto aspirante. Essa identificação com sujeito que fez algo errado, pode ser um indício de que ele se sinta culpado, por ter feito a adulteração dos seus dados.

     Essas técnicas são adaptáveis a qualquer tipo de situação. É claro que essa adaptação vai depender da criatividade de cada um.
     Técnicas são ferramentas e o bom resultado delas depende de quem as utiliza.  









0 comentários

Como Conquistar um Homem