-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------

BBC


Testes feitos com mais de sete mil crianças aos quatro e aos 14 anos mostraram relação entre desenhos mais detalhados e inteligência verbal e não-verbal

BBC


A maneira como as crianças desenham aos 4 anos de idade pode ser um indicador de como será a sua inteligência no futuro, concluiu um estudo da universidade britânica King’s College.


Dez anos atrás, pesquisadores pediram a 7.752 pares de gêmeos que desenhassem uma criança. Depois, eles classificaram os rabiscos segundo o número de elementos presentes, tais como cabeça, pernas, mãos e pés.


Juntamente com os desenhos, os pesquisadores aplicaram testes de inteligência às crianças. Os mesmos testes foram repetidos quando os meninos e meninas completaram 14 anos.


Os especialistas encontraram uma ligação moderada entre os desenhos e os resultados obtidos uma década depois.


O método é conhecido como teste do desenho da figura humana, criado nos anos 1920 para medir a inteligência de crianças de quatro anos de idade.


"Desenhar é um comportamento primitivo, que data de 15 mil anos atrás. Por meio do desenho, tentamos mostrar a outras pessoas o que se passa na nossa mente", disse a coordenadora da pesquisa, Rosalind Arden.


Leia também:

Meu filho é muito inteligente. Será que ele é superdotado?
Como tornar seu bebê mais inteligente


"Essa capacidade de reproduzir figuras é exclusiva dos humanos e um sinal de habilidade cognitiva. Algo similar à escrita, que transformou a capacidade da espécie humana de armazenar informação e construir uma civilização."


Arden diz que não se surpreendeu de ver que a complexidade dos desenhos das crianças de quatro anos de idade correspondia ao seu desempenho nos testes de inteligência verbal e não-verbal.


"O que nos surpreendeu foi a correlação com a inteligência uma década depois", ela disse. Arden ressaltou, porém, que "essa ligação é moderada, os pais não precisam se preocupar se seus filhos desenham mal".


"A habilidade para desenhar não determina a inteligência – há inúmeros outros fatores, tanto genéticos como ambientais, que determinam a inteligência futura."


O fator genético ficou explicitado pelas habilidades semelhantes de desenho compartilhadas pelos irmãos gêmeos idênticos, em relação aos pares de gêmeos não idênticos.


Veja ainda:

Substância presente em peixes e algas pode deixar seu filho mais inteligente

O que comer na gravidez para deixar seu bebê mais saudável

Criança 'inteligente' tende a faltar menos por doença quando adulto, diz estudo






Fonte: Desenhos das crianças indicam futura inteligência, diz estudo»

0 comentários

Como Conquistar um Homem