Para serem executados com êxito, alguns papéis exigem sacrifícios de seus atores/atrizes. Transformações radicais – como alteração de peso, mudanças na aparência – desfazem ou reconstroem a imagem original do artista e conduzem a uma nova dimensão: a dimensão do personagem.
1. Charlize Theron (Monster, 2003)
Para viver a personagem ‘Aileen’, Charlize ganhou peso, descoloriu as sobrancelhas e acrescentou as lentes de contato escuras. Atrelado a um trabalho de maquiagem artística incrível, ela fez-se irreconhecível no filme – o qual lhe rendeu um Oscar.
2. Christian Bale (The Machinist, 2004)
Não sendo a única transformação desse fantástico ator – mas a mais impressionante. A magrezaextrema e a expressão fúnebre resultam em um Bale muito diferente daquele de ‘Batman’ ou‘Psicopata Americano’ (Ui!). Sua outra versão é em ‘Rescue Dawn’ de 2006, no qual ele interpreta um sobrevivente da guerra do Vietnã.
3. Tom Hanks, Cast Away (2000)
Tom Hanks é Tom Hanks. Ponto. O nome já anuncia seu legado. Em ‘Náufrago’, o ator emagreceu bastante e deixou crescer a barba e os cabelos, além de ter ficado bem bronzeado para o papel. Ele e sua bola “Wilson” viraram ícones da cinematografia, configurando uma obra otimamente arrematada.
4. Tom Hardy ,Warrior/ The Dark Knight Rises (2011, 2012 rpt.)
De porte físico, digamos, ”menor”, o lindo Tom Hardy surpreendeu ao aparecer quase irmão gêmeo do ‘Hulk’ em ‘Warrior’ e posteriormente em ‘T.D.K.R’. Ressaltando sua ótimaperformance em ambos, principalmente em ‘Warrior’, no qual sua versão troglodita emocionou (f ilmasso!).
5. Rooney Mara, The Girl with the Dragon Tattoo (2011)
Em outro filmasso, Rooney Mara encarna Lisbeth Salander, uma espiã mercenária cuja aparência é… Diga-se… incomum.
Com o corte de cabelo, as tatuagens, piercings e alargadores, faz-se esquecer da angelical face de Mara, mergulhando na atmosfera misteriosa de sua personagem. (Filme-muito-bom!)
Com o corte de cabelo, as tatuagens, piercings e alargadores, faz-se esquecer da angelical face de Mara, mergulhando na atmosfera misteriosa de sua personagem. (Filme-muito-bom!)
6. Eric Banna; 50Cent; Jared Leto
Três casos de alteração corporal,entre perda e ganho de peso. O esplêndido Eric Bana (em que Bana é a abreviação para Banadinovic) engordou bastante, raspou a cabeça e criou barba/cavanhaque para seu papel em Chopper (2000).
Já 50 Cent perdeu muito de sua ‘musculosidade’ para encarnar ‘Deon’, em All Things Fall Apart (2011).
Jared Leto (ator/cantor- 30 Seconds to Mars) engordou um bocado e deixou de lado seus irreverentes ‘haircuts’ por meses… Daí um Leto beeem diferente, como ‘Mark Chapman‘ emChapter 27 (2007).
7. Michael Fassbender,Hunger (2008)
O bonitão Fassbender nesse filme, está de “dar dó”. Na película, vê-se um Michaelesquelético/cadavérico a fim de configurar o encarcerado Bobby Sands. Em Hunger (vale a pena conferir), sua magreza extrema foi conservada para dar mais fidelidade à situação penosa de seu caractere.
8. Matt Damon, Courage Under Fire (1996)
Esquisito até demais estava Damon nesse filme… Projetando um viciado em heroína, ele também emagreceu e deixou seu tônus muscular e carinha de modelo da ‘Calvin Klein’ ao interpretar ‘Ilario’. Estrelando também Denzel Washington (ui!), o longa é de 1996.
Em contrapartida, tal prática vem se isolando aos poucos, abrindo espaço cada vez maior para a computação gráfica e efeitos especiais. Com a tecnologia cada vez mais avançada , barreiras físicas e espaciais são trespassadas, lançando uma nova tendência na indústria cinematográfica. Como não lembrar de:
Chris Evans em Cap.America – The First Avenger
O lindíssimo Chris Evans aparece irreconhecível na produção da Marvel. Técnicas inovadoras foram utilizadas e deram a Evans um corpo e aparência distintos dos seus atributos (uau!) naturais.
Armie Hammer em The Social Network
Não… Não existem dois Armies (quem dera!), nem tampouco um irmão gêmeo. No filme,são dois atores diferentes – Hammer e Josh Pence – que dão vida aos gêmeos da história do ‘Facebook’. De portes físicos semelhantes, os atores obtiveram a mesma “cara” e estão idênticos no longa.
Brad Pitt em The Curious Case of Benjamin Button
Sem mais. Uma das mais excelentes caracterizações já vistas – digitalmente falando também.
Sam Worthington em Avatar
Se não soubesse que James Cameron é ponta de linha no quesito ‘efeitos especiais’, iria dizer que Sam (no filme) era realmente deficiente físico. As tomadas e os efeitos nas cenas são tão bem feitos que esperava-se, de fato, ele no tapete vermelho numa cadeira de rodas. E que Deus o conserve EM PÉ! (ui!)
Helena Bonham Carter em Alice in Wonderland; Angelina Jolie em Beowulf
Ambas foram [re]criadas digitalmente. A esposa de Tim Burton, Helena, em Alice teve suacabeça maximizada e corpo diminúido, para figurar a ‘Rainha Vermelha’.
A lindíssima Angelina usou apenas um macacão preto, cheio de bolinhas (sem nada por baixo) para incorporar a mãe dolorida de Grendel. Seu corpo foi projetado fielmente (na época), apenas com alterações na cor da pele e cabelos.
Postar um comentário