-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------


Santa Marta é venerada igualmente por católicos, nas religiões afro americanas/caribenhas (voodoo, santeria, umbanda, etc); desde sempre foi considerada  uma santa amiga das mulheres (embora não deixe de ouvir aos homens) e ligada às tradições mágicas. Nos processos da Inquisição espanhola e portuguesa constam vários encantamentos dirigidos a  Santa Marta Marcélica ou Marta, a Perdida, uma entidade bela, nem boa nem má,  com poder sobre o amor, a fortuna, a sorte e o inferno - pois por amor a um homem teria ido ao inferno, à semelhança de deusas pagãs como Ishtar.

Para os italianos era Donna Marta ou Bella Marta, uma santa/fada/deusa que vivia na floresta e ajudava as pessoas, principalmente os jovens e as moças casadouras. No Haiti aparece como Lubana, uma mulher negra e sensual portando uma cobra.

Estas atribuições versáteis acabam por se confundir na figura geral de Santa Marta, mas por todos é conhecida pelo título de Santa Marta, a Dominadora.
Marta seria irmã de Lázaro (e segundo alguns teólogos, também de Maria Madalena, ambas membros de uma nobre e proeminente família que possuía o castelo de Magdala): a amiga de Jesus, que o recebia em casa com todas as honras. Na Bíblia, Marta aparece sempre como uma mulher prática, valente e frontal: ao ver Madalena ungir os pés de Jesus com perfume, Marta ralhou-lhe por não estar antes ajudando nas tarefas domésticas, sem temer a reação de Jesus; mais tarde, quando Lázaro morreu, Marta não ficou em casa à espera, como seria próprio de uma mulher naquele tempo; foi ao encontro de Jesus e admoestou-o por não chegar mais cedo, quando algo ainda podia ser feito - dando assim o mote para um dos seus milagres mais surpreendentes.
Segundo a lenda, após a morte de Jesus, Marta escapou com Maria Madalena para a Gália. 
Lá se instalou e, com seus poderes, venceu o dragão Tarascon, que aterrorizava uma aldeia: atualmente, o povoado, que ganhou o nome de Tarasque devido a essa história, jura albergar o corpo da Santa. 

Santa Marta é tida como protetora feroz das mulheres no amor, na família e no trabalho.
Padroeira das donas de casa, é também invocada para relacionamentos complicados, conjugues violentos, defesa e castigo,  filhos indisciplinados, desafios profissionais, vencer situações difíceis e ultrapassar quaisquer obstáculos. Confere às mulheres domínio, confiança, vitória, poder pessoal  e - nas tradições africanas - sensualidade.
Juram os devotos que Marta é uma aliada fantástica para aqueles que acolhe sob a sua proteção, sem julgamentos de valor. Para a obter, há que lhe fazer uma novena, começando numa terça feira, com uma vela vermelha ou verde, ou rezar todas as terças feiras. Em algumas tradições, são-lhe feitas oferendas de vinho branco, fitas coloridas (pois dizem que foi com as faixas de seu vestido que dominou o dragão), flores brancas ou café. 

 Santa Marta tem um perfil bastante particular no seu gênero e representa um tipo feminino que escapa aos padrões ideais na sociedade judaico-cristã: menos passivo, menos gentil, com uma voz e capacidade de domínio.
 

6 comentários
  1. Unknown 3 de março de 2019 às 07:04  

    Gostaria de saber mais sobre essa intidade se alguém souber me informe por faver

  2. Unknown 27 de abril de 2019 às 13:18  

    Nunca tinha lido uma oração, e nem sabia nada sobre ela, mas pelo que li,tem um poder muito grande.Vou fazer rezar a oração todos os dias, pois é tão forte, que nos dá força.
    Estou crendo, e só agora já rezei um monte estou crendo, pois o que preciso é urgente, e alu dis.Vou crer.

  3. Unknown 27 de abril de 2019 às 13:19  

    Ela representa alguma entidade na umbanda?

  4. Mariana 20 de janeiro de 2020 às 10:55  

    Marta e muito poderosa

  5. Unknown 30 de janeiro de 2020 às 11:54  

    Muito poderosa pode acreditar funciona de verdade

  6. Unknown 7 de julho de 2020 às 20:17  

    Marta mudou muito minha vida..

Como Conquistar um Homem