A Otoplastia é o método cirúrgico utilizado corrigir o tamanho e posição das orelhas. Os paciente que normalmente procuram esse método são aqueles que possuem as chamadas “orelhas em abano”, característica física que diminui muito a auto-estima das pessoas, principalmente jovens em idade escolar que são alvo comum de piadas e provocações devido a aparência das orelhas.
Essa particularidade é normalmente hereditária, e se caracteriza pelo ângulo maior do que o normal entre a orelha e o crânio. Por ter impacto tão profundo na autoestima, é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados.
No pré operatório, é necessário fazer os exames de rotina, como sangue, coagulação, eletrocardiograma, fezes, urina. Durante a consulta, o cirurgião irá perguntar sobre o uso de medicamentos, drogas, cigarro e bebida alcoólica, e para sua saúde você deve responder tudo com toda sinceridade. Você precisa lavar o cabelo na véspera da cirurgia e, se o procedimento for realizado sob anestesia geral, fazer jejum de oito a doze horas.
O procedimento consiste em esculpir e modelar a cartilagem da orelha para que fique na posição correta. Trata-se de uma cirurgia tida como simples e deixa apenas uma pequena cicatriz praticamente imperceptível atrás da orelha que é facilmente escondida pelo cabelo. A recuperação se dá em torno de três meses.
Apesar de ser uma parte do corpo humano que não para de crescer, as orelhas atingem seu tamanho médio e formato definitivo entre os cinco e sete anos de idade. Por este motivo, a otoplastia pode ser realizada até mesmo em crianças, a partir dessa faixa etária.
Para saber mais sobre o procedimento de correção de orelhas em abano, converse com:
Postar um comentário