TRANSFORME UM ERRO EM ALGO POSITIVO
Situação exemplo Você está no restaurante com ela e pronuncia errado o nome de um vinho. A parceira o corrige numa boa.
Sua reação que pega mal Ficar com o orgulho ferido, retrucar bruscamente – “Isso não faz a menor diferença!” – e fechar a cara. “Agir de modo tão defensivo diante de um fato tão pequeno pode fazer a garota pensar que você é um homem incapaz de lidar com enganos/discórdias/afrontas maiores”, explica Sandor Gardos, psicólogo americano. Outra possibilidade: a parceira achar que você costuma causar conflitos desnecessários – e a grande maioria das mulheres foge disso.
Mande bem Sorria e diga (sem ironia, por favor) que você admira o repertório de conhecimentos gerais dela. Seja proativo em vez de reativo. Vale a pena.
SEJA FRANCO COM ELA, MAS NÃO FRANCO DEMAIS
Situação exemplo Na volta da festa, a garota comenta “Não sei como seu amigo ficou com aquela loira vulgar!” – ou gostosa, na visão de todos os caras, inclusive você.
Sua reação que pega mal Explicar que ele ficou porque a loira é gostosa e simpática. “Se a parceira salientou defeitos de outra mulher, está insegura”, aponta Jussania Oliveira, psicóloga e consultora da MH. E a resposta que você deu vai intensificar isso, abrindo chance a ciúme e brigas. Mais: perguntas como a que sua garota fez podem ser pegadinhas para sondar seus interesses – a exemplo de “O que você achou da minha nova colega de trabalho?”.
Mande bem Responda algo como “Aquela loira deve ter qualidades, porque meu amigo é gente fina”. Segundo estudo americano, quando a parceira não sabe tudo sobre as atrações do parceiro há mais chance de o casal permanecer junto. “Fuja do ‘sincerícidio’”, indica Luiz Amadeu Bragante, psicólogo e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
TENTE GANHAR A ATENÇÃO, MAS NÃO A ABORREÇA
Situação exemplo Você chega em casa cheio de amor para dar, mas a novela que a parceira assiste está rolando.
Sua reação que pega mal Insistir em puxar papo se ela não dá bola, ficar p… e dizer “Depois não reclame que eu não dou atenção pra você!”, bufando. “Isso mostra imaturidade”, diz Bragante. Imagine se a parceira fizesse o mesmo no domingo à tarde, na hora do futebol.
Mande bem Enquanto a garota vê TV, massageie os ombros dela e até comente algo sobre a novela. Ao notar que o programa está acabando, emende beijos na nuca, leve as mãos aos seios dela… E ganhe o foco que queria.
Matéria publicada na Revista Men’s Health de março de 2012.
Postar um comentário