-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------

Marcela Zanetti


Para não acabar com o rosto irreconhecível como a atriz Renée Zellweger, veja os conselhos de especialistas

Longe das telas de cinema desde 2010, a atriz Renée Zellweger, famosa pelo papel-título no filme “O Diário de Bridget Jones” compareceu a um evento nos EUA recentemente e virou notícia. Ela não estava lançando um novo trabalho: o assunto que ganhou destaque foi sua aparência, um tanto diferente da que o público estava acostumado a ver.


As especulações vão desde excesso de procedimentos estéticos até plástica malfeita. Segundo Renée, ela fez... nada. Em entrevista à revista norte-americana “People”, a atriz disse achar bom que pensem que ela está diferente, já que suas mudanças estéticas se devem à vida diferente, feliz e plena que ela está vivendo.




Renée está satisfeita, mas a diferença em sua aparência despertou uma questão na cabeça de muitas mulheres: como evitar que procedimentos estéticos e cirurgias plásticas transformem o rosto para pior, em vez de melhorar?


De acordo com a dermatologista Roberta Bibas, a aparência de Renée pode sim ter sido prejudicada por um exagero de procedimentos. “O excesso de toxina botulínica pode desenvolver um tipo de fibrose na derme, imobilizando a testa e deixando as pálpebras mais inchadas”, explica Roberta.


Aplicações seguidas da toxina também podem fazer com que o efeito das injeções não seja tão aparente. “A duração do efeito do tratamento acaba diminuindo, porque nossa pele cria anticorpos contra as toxinas que são injetadas”.


Para evitar o exagero, um bom começo é ter expectativas realistas quanto aos tratamentos. O botox ou o preenchimento não necessariamente devem desaparecer com todas as rugas e linhas de expressão. O ideal pode ser apenas amenizar a aparência. “Evitar o exagero na hora de fazer os tratamentos é essencial, o objetivo é que a pele fique harmoniosa e natural, e não como uma caricatura”, completa Roberta.


Mas como saber quando é a hora de dizer chega? Um bom primeiro passo é escolher um médico de confiança, e respeitar o julgamento do profissional. “O especialista de qualidade vai buscar atender os desejos do paciente sem prejudica-lo. Se há prejuízo, o ideal é não realizar o tratamento”, diz o cirurgião plástico Marcelo Daher.


Além disso, é fundamental lembrar que as cirurgias plásticas estéticas não são procedimentos mais simples que outras cirurgias, e é preciso haver muito cuidado na recuperação, para não prejudicar o resultado final. “As pacientes tendem a achar que fazer uma rinoplastia (cirurgia plástica no nariz) é como fazer as unhas, rápido e prático, mais não é bem assim que funciona”, explica Daher.


Problemas com o espelho
A falta de limites com procedimentos estéticos pode ser causada por uma doença não muito conhecida, chamada dismorfofobia ou transtorno dismórfico corporal. Trata-se de uma preocupação exagerada com defeitos estéticos inexistentes. É comum que as pessoas que têm esse transtorno procurem resolver seus “defeitos”, mas nunca fiquem satisfeitas, uma vez que o problema é de auto-aceitação, e não físico.


“Uma das características de quem sofre do distúrbio é o fato de que nenhum tipo de intervenção cosmética será o suficiente. O paciente irá trocar muitas vezes de médico até encontrar algum que faça exatamente o que ele quer, e ainda assim irá querer mais tratamentos”, explica o psiquiatra Daniel Costa, do Projeto Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.


A dismorfofobia dificilmente é diagnosticada, e, de acordo com Costa, isso deve-se a um preconceito com a psiquiatria. “É raro que um paciente pense que possui o transtorno, e uma quantia muito pequena de pessoas chega a se tratar com o psiquiatra” diz. Na maior parte dos casos, a dismorfofobia é confundida com “excesso de vaidade”, e, na sociedade atual, com grande culto à beleza, fica fácil perder a medida do que é saudável. Na dúvida, ouça a opinião dos médicos antes da próxima injeçãozinha.










Fonte: Como evitar exageros em procedimentos estéticos»

0 comentários

Como Conquistar um Homem