Juliana Duarte
Veja dicas de fotógrafos profissionais para fazer os melhores cliques e atrair mais compradores para seu imóvel
Com o mercado imobiliário aquecido, colocar uma placa de “vende-se” em frente ao imóvel já não basta para chamar atenção do comprador. É preciso cadastrar-se em uma imobiliária (virtual ou não), espalhar a notícia nas redes sociais e fazer de tudo para valorizar os espaços. O primeiro passo é garantir boas fotos, que ajudam a criar encantamento e desejo no futuro proprietário a ponto dele pegar o telefone e entrar em contato. “A foto precisa criar uma atmosfera para que a pessoa se imagine vivendo ali”, afirma José Roberto Cazarin, da Axpe Imóveis.
Prepare a casa para a sessão de fotos. Móveis fora do lugar, roupas acumuladas e louças na pia prejudicam as imagens
Foto: Thinkstock Photos
Escolha um dia ensolarado para fazer as fotos externas. Chuva e tempo nublado não valorizam o imóvel
Foto: divulgação / Casas de Vila
Fotografe da forma mais simples e objetiva, em linha reta
Foto: divulgação / Casas de Vila
Tente ao máximo mostrar o ambiente por inteiro
Foto: divulgação / Casas de Vila
Fotografe todos os espaços da casa, principalmente as áreas externas e de lazer, que costumam ser valorizadas pelos compradores
Foto: divulgação / Casas de Vila
Ambientes mais amplos são melhor valorizados se retratados na horizontal
Foto: divulgação / Casas de Vila
Explore detalhes, tais como um canto da sala e corredores de acesso a quartos, entre outros espaços
Foto: divulgação / Casas de Vila
Banheiros, áreas de serviço e ambientes estreitos em geral aparecem melhor quando fotografados na vertical
Foto: Divulgação
Evite clicar na diagonal ou em ângulos que distorçam a realidade, como debaixo para cima
Foto: divulgação / Casas de Vila
Use, preferencialmente, uma máquina profissional
Foto: Thinkstock/Getty Images
Se possível, use um tripé para que a foto não fique torta ou tremida
Foto: Reprodução
Evite usar flash em ambientes com muitos espelhos e vidros
Foto: Divulgação
Em caso de residências, não esqueça de mostrar a fachada
Foto: Thinkstock/Getty Images
E a vista, se ela vale a pena
Foto: divulgação / Casas de Vila
Nunca tire fotos contra a luz
Foto: Divulgação
Mesmo se a intenção for vender a casa vazia, mantenha os ambientes montados nas imagens. Isso ajuda a dar melhor ideia do espaço disponível
Foto: Flavio Moraes/Fotoarena
Use lentes grandes angulares, que permitem um retrato de modo integral do ambiente
Foto: divulgação / Casas de Vila
Evite as chamadas lentes ‘olho de peixe’, que distorcem os ambientes
Foto: Thinkstock/Getty Images
Se for usar o celular para fotografar, mantenha os braços próximos ao corpo para ganhar centímetros preciosos e dar mais estabilidade
Foto: Thinkstock/Getty Images
Evite aplicar filtros para não dar uma ideia errada da iluminação local
Foto: Thinkstock/Getty Images
Fazer pequenas correções na foto é válido, mas nada de distorcer a realidade. Prefira fazer ajustes na câmera
Foto: Thinkstock/Getty Images
Depois de fazer a foto, olhe bem para ela e veja se há coisas que não lhe agradam. Se houver, mude e faça mais uma vez. Seja crítico
Foto: divulgação / Casas de Vila
Pensando nisso, a imobiliária Casas de Vila, de São Paulo (SP), optou por contratar fotógrafos profissionais para clicar as residências ofertadas. “Decidimos tratar as casas de vila de uma forma mais cuidadosa e carinhosa do que o normal. Os clientes sempre as encontram do jeito que viram nas fotos, pois não usamos softwares de edição de imagem”, afirma o proprietário Cristiano Verardo.
A maioria das empresas do setor, no entanto, aposta em fotos feitas pelos corretores ou operam com cliques enviados pelos próprios clientes. Quando isso acontece, preparar a residência para a sessão de fotos é imprescindível. “Deixar a casa em ordem é fundamental. Quanto melhor for a aparência, maior será a probabilidade de despertar o interesse do comprador”, indica o fotógrafo Alessandro Guimarães. O que significa que móveis fora do lugar, tampas de privadas levantadas, bolsas sobre a cama, roupas acumuladas e louças na pia estão fora de questão. Lembre-se ainda de afofar almofadas, abrir a janela para mostrar a claridade natural do ambiente e, por que não, fazer uma produçãozinha com flores e objetos que tornem tudo mais bonito.
Mesmo se a intenção for vender a casa sem os móveis, fotografar os ambientes montados pode ajudar a ter uma ideia melhor da dimensão dos espaços. “É por isso que as incorporadoras fazem apartamentos decorados nos estandes de venda”, lembra Cazarin. Mas nada de exageros e espaços carregados para não ter o efeito oposto.
Em caso de residências, é fundamental divulgar a fachada, o que exige certa técnica. “Evite fotografar quando o sol está atrás do imóvel. Imagens na contraluz desvalorizam e anulam os detalhes”, explica a fotógrafa Priscilla Fernandes Zamarioni.
O aparato que será usado para os cliques também é importante. Caso você tenha uma máquina fotográfica, saiba que a lente escolhida fará toda diferença. “A mais apropriada é a grande angular, pois dá visão mais aberta do que será fotografado. No entanto, ela pode distorcer e arredondar as bordas. É possível resolver esses problemas usando programas como Photoshop e Lightroom”, diz Priscilla. Fazer esse tipo de correção é válido, mas é necessário tomar cuidado com os excessos. “Precisamos valorizar e respeitar ao máximo o tempo das pessoas. Fazer com que elas se desloquem para ver um imóvel cujas fotos estão melhores do que a realidade não é honesto”, alerta Verardo.
Se a ideia for usar o celular, verifique se o aparelho está configurado para fotografar em boa resolução. “Evite ligar o flash, principalmente em locais com muitos vidros ou espelhos”, recomenda Priscilla. O posicionamento dos braços também é decisivo. “Mantenha-os próximos ao corpo, o que ajuda a ganhar centímetros preciosos na hora de clicar”, aponta Guimarães.
Segundo ele, o uso de filtros comuns em aplicativos como Instagram não é indicado nesses casos. “O resultado pode ficar bem diferente da aparência real do imóvel.” Alguns aparelhos permitem configurações ainda mais elaboradas. “É possível fazer o ajuste da exposição para mais claro ou escuro. Explore isso”, acrescenta o fotógrafo Antonio Di Ciommo.
E, lembre-se, fotos de divulgação casa são bem diferentes daquelas para documentar o imóvel. Por isso, deixe de lado as pequenas imperfeições ou possíveis problemas. Eles poderão ser apresentados durante a visita, quando a primeira impressão já tiver gerado um saldo positivo e as explicações necessárias possam ser dadas pessoalmente.
Leia mais:
- Decore a casa com flores
- Veja como organizar objetos de valor sentimental
- Casa segura para pets
Fonte: Valorize sua casa na foto»
Postar um comentário