iG São Paulo
Pesquisa mostra que as mulheres rejeitam nomes como Carminha e Félix por influência da televisão
A maioria das mulheres acredita que a escolha do nome de um filho pode afetar o futuro dessa criança. Foi isso que mostrou uma pesquisa realizada em todo o Brasil com 1.300 mulheres. De acordo com o levantamento feito pela startup de serviços voltados para mães e gestantes PetiteBox, 64,1% das mães pensa no futuro do filho ao escolher o nome.
E a televisão influencia diretamente essa decisão. Segundo a pesquisa, mesmo gostando dos nomes, 58% das mulheres não optariam por Félix e 64,7% não escolheriam Carminha (variante de Carmem).
>> Especial traz significado de mais de 1000 nomes para o bebê
A pesquisa apontou ainda que 67,6% das entrevistadas desistem do nome preferido se ele for igual ao de alguma celebridade que não tem uma imagem positiva junto ao público. Já 35,2% abrem mão da escolha se um ex-companheiro tiver o mesmo nome.
A escolha
A pesquisa mostrou que algumas “técnicas” são utilizadas para testar o nome antes de oficializá-lo. A maioria, 69,9%, procura saber a história do nome e a metade das entrevistadas escreve a palavra no papel para ver se a grafia é bonita. Além disso, 37,7% testam as variações e abreviações para se certificar que o filho não sofrerá com algum apelido desagradável.
Ainda de acordo com o levantamento, os nomes dos bebês são, em geral, escolhidos em comum acordo pelo pai e pela mãe. Esse foi o combinado de 77,5% das entrevistadas com seus parceiros. Já 14,8% das mulheres decidiram sozinhas e em 3,8% dos casos o nome da criança foi escolhido apenas pelo pai.
Leia também:
Como escolher o nome do seu filho?
O que determina o nome do seu filho
Nomes dos filhos de famosos internacionais
Fonte: Mães não querem dar nomes de vilões de novela para os filhos»
Postar um comentário