-----> Este Blog já apareceu nestas emissoras <------


Quem já decepcionou, levante a mão! o/ Pois é, a decepção está presente na vida de todas as pessoas, umas se decepcionam mais e outras menos, porém todos vão passar por elas. É normal criarmos expectativas sobre pessoas e coisas, as coisas não se encaminharem da forma que sonhávamos e nos decepcionarmos, porém devemos saber como lidar com tais decepções para não nos tornamos pessoas amargas e negativas.

O que precisamos ter em mente é de que tudo o que acontece em nossa vida nos traz algum ensino. E a decepção não mata - às vezes mata sim, no sentindo figurado da palavra - mas ensina muitas coisas. Cometemos diversos erros, até porque não nascemos com o manual de instruções, e com os erros e todas as coisas que fazem parte da nossa vida, traz lições preciosas e nos ajudam em nosso desenvolvimento como pessoa. Para isso, devemos lembrar que todas as pessoas que estão ao nosso redor tem uma história de vida, foram criados de forma diferente da sua - ou não - e tem a personalidade diferente - ou parecida. Ninguém é "santo", todos cometem erros e podem decepcionar, até você, ninguém é 100% perfeito e até Jesus que era homem perfeito, decepcionou a muitos. Quando reconhecemos isso, fica mais fácil para lidar com a dor da decepção.

E quando dói, fica mais fácil seguir o caminho que todos costumam seguir: choro, sofrimento, lamúria, murmuração e o vitimismo. E esse sentimento vai tomando uma proporção tão grande que vira um trauma: você não consegue mais confiar num relacionamento entre amigos, conjugal ou de trabalho e acaba se tornando a pessoa chata que ninguém quer ter por perto porque sempre tem o mesmo discurso de sempre. Então, vamos para o caminho mais difícil: já ouviu a frase "Aceita que dói menos?" - eu já, todas as vezes que perdi um concurso cultural rsrsrsrs - pois é, quando aceitamos a decepção, estamos aceitando a realidade, até porque não vivemos em um conto de fadas. Quando nos envolvemos com alguém, - vou levar esse envolvimento para a esfera dos relacionamentos entre duas pessoas que se amam ou se curtem -, passamos a "endeusar" a pessoa, admiramos tanto que respeitamos e a idolatramos, esquecendo de que essa pessoa é tão humana quanto nós, cheia de virtudes e defeitos, que em algum momento torna-se justa ou injusta, acerta e erra; e quando o que não esperamos acontece, vem a decepção e nesse momento existe a ruptura daquela "capa" que colocamos na pessoa, e o que resta é chorar ou enfrentar a situação, se ajustando à realidade do momento.


Depois da decepção, o que fazer com ela? Talvez se você perguntar para 10 pessoas, pelo menos 8 trarão a mesma solução: conversar. A dor pode ser tão grande que talvez seja melhor não tocar no assunto na mesma hora, mas a conversa é necessária. Deixe, em um primeiro momento, os "ânimos" esfriarem exatamente porque de cabeça quente falamos coisas que traz arrependimento depois. Se o que ocasionou a decepção não foi presenciando por você, mas por outra pessoa que te falou, escute a outra parte. Ao conversar, comece falando sobre o que te decepcionou, evitando a troca de insultos, e demonstrando que você quer alcançar durante e após a conversa. E, principamente, coloque-se no lugar da outra pessoa "Será que se eu estivesse no lugar dele (a), não faria a mesma coisa?"; muitas vezes faríamos e até pior. E o mais importante de tudo, e também o mais difícil: PERDOE. Quando não perdoamos, carregamos a pessoa e a situação que nos frustrou, durante muito tempo. Quando liberamos o perdão, com o tempo aquilo tudo que gerou dor, passa a amenizar-se e fica mais fácil de aceitar. Quando perdoamos, fica uma cicatriz na nossa mente: lembramos de tudo o que nos gerou dor, mas essa dor não traz mais incômodo.

Talvez, tudo o que você leu até aqui tenha soado como fácil demais ou banal. Mas a solução de muitos problemas das nossas vidas estão nas coisas simples ou justamente naquelas que temos mais resistência. Em alguns casos, você achará melhor não conversar com a pessoa - ou a própria não quer o diálogo -, então você precisa criar estratégias para lidar com tal situação. Eu mesma, quantas vezes me decepcionei com meu parceiro por conta de coisas que eu mesma criei e desejava que ele agisse de tal forma, mas ele não podia agir da forma que eu queria porque aquilo que eu exigia não pertencia à sua personalidade ou coisas das sua personalidade me frustrava. Nem tudo conversei com ele, porém depois de 2 ou 3 dias me remoendo, resolvia ficar em frente a um espelho e bater um papo comigo sobre tudo o que afligia, ou escrevia tudo em um papel, lendo e relendo várias vezes, queimando o mesmo depois e dizendo para mim mesma: "Isso não vai mais me atormentar". É um processo, não é fácil porém é necessário, fez com que eu me conhecesse melhor, conhecesse ao meu parceiro e tem nos ajudado a levar um relacionamento mais leve e sem tantas cobranças.

Agora depende de você: ficar remoendo as decepções ou enfrentá-las e seguir em frente. A direção que a sua vida vai tomar depende única e exclusivamente de você! Até a próxima!




0 comentários

Como Conquistar um Homem